O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia a dia dos profissionais de diversas áreas de atuação. Por isso, é comum que algumas pessoas possuem dificuldade em desconectar do trabalho.
Não é preciso fazer uma pesquisa longa para conhecer pessoas que estão passando por alguma situação de estresse relacionada ao trabalho ou que estão no “limite”.
Com o regime de trabalho sendo feito em home-office forçado por conta da pandemia, esse cenário se escancarou ainda mais.
Muitos colaboradores passaram a ser acionados o tempo todo, fora do horário do expediente e, inclusive, aos finais de semana. Isso porque não sabendo lidar com a distância física em relação aos escritórios, a cobrança por respostas rápidas e a vigilância se tornaram ainda mais reforçadas.
Pelo lado positivo, o home-office mostrou uma necessidade que já era muito emergente, mas ainda ignorada: a necessidade de se desconectar do trabalho para ter qualidade de vida.
A partir disso, vendo a necessidade de cuidar dos seus funcionários, algumas empresas entenderam que para se adaptar ao novo “normal”, era necessário cuidar da saúde mental e ofereceram alguns incentivos para isso.
Assim, espaços de descompressão nos escritórios foram criados, bem como o auxílio terapia. Ainda, as empresas também oferecem auxílio e bonificação para quem realiza esportes e exercícios físicos, e horários estreitamente definidos para quem atua em home office.
Por outro lado, mesmo quando há incentivos algumas pessoas não conseguem se desconectar.
Além disso, parte das empresas ainda estão descobrindo a importância de se pensar na saúde mental do colaborador. É possível notar que se avançou muito, mas ainda há um caminho a percorrer até que isso se torne padrão para todas.
O primeiro passo para ter uma rotina de trabalho saudável é colocar limites.
Definir o tempo que você vai se dedicar a aquele trabalho, em caso de profissionais autônomos, é uma saída, principalmente por não terem um horário de trabalho fixo.
Já para quem tem horários de trabalho definidos por um contrato e que estão passando por sobrecarga de trabalho, vale avaliar e pensar em estratégias para tentar diminuí-las ao máximo para que tenha tempo de descanso de qualidade.
Além disso, tenha um lugar reservado exclusivamente para se dedicar ao trabalho, mesmo em casa. Reserve um espaço para que você consiga “deixá-lo” sempre que o trabalho for finalizado.
Também é importante definir metas, prazos e tirar o foco daquilo que não é prioridade, pois se uma atividade não é urgente, não é preciso pensar nela neste momento.
Crie hábitos de rotina e separe um horário para realizar atividades que você goste de fazer.
Passear com o cachorro, ir à academia, se dedicar à uma atividade na comunidade, igreja ou serviço comunitário, visitar os pais e encontrar amigos são ideias de atividades que podem ser feitas e compromissos a serem criados para que você tenha que mudar seu foco do trabalho para outra coisa.
Separe a vida pessoal da profissional. Sabemos que somos um só e é impossível se dividir nos dois papéis. Entretanto, você também tem gostos, sonhos e hábitos que vão para além da sua rotina laboral. O que você gosta de fazer? Na sua casa, invista em tempo de qualidade com as pessoas que dividem a casa com você ou encontre amigos que você não vê há tempos.
É importante tirar o foco de estímulos que não deixem sua mente descansar por completo.
Se você tem um celular corporativo, concentre toda a demanda de trabalho nele. Isto é, recebimento de e-mails, grupos de WhatsApp do trabalho, contatos com clientes, etc.
Tire férias. Parece óbvio, mas muitas pessoas vivem em um ritmo acelerado a ponto de se esquecer de tirar férias.
Se é uma realidade para você, viaje, vá para lugares diferentes, conheça novas culturas e hábitos, desconecte-se das redes do trabalho e tente relaxar o máximo possível.
Contudo, se você está preocupado em como vai ficar seu trabalho se você o deixar de lado, saiba que descansar é tão importante que vai te ajudar a ter um rendimento melhor em sua rotina ao retornar.
Por fim, não adie momentos de lazer, eles também são importantes se você possui dificuldade em se desconectar do trabalho.
Sabe aquilo que você tem vontade de fazer, mas sempre deixa para depois esperando o momento ideal? Se couber na sua rotina, faça hoje mesmo!
Aquele curso que você tem vontade de estudar, aquela mudança na casa, um passeio que dá para ser feito em um final de semana, uma ida ao seu restaurante favorito no meio da semana, ou seja, sempre que tiver vontade de fazer algo, faça hoje!
A pandemia mostrou que a vida é imprevisível e que temos que aproveitar o tempo com as pessoas que queremos bem.
Então, deixe o trabalho reservado para o horário em que ele deve ter atenção e, a partir disso, foque em outras coisas que também te fazem ser quem você é.
Artigo escrito por Evelyn Folli Costa.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…
Você sabe por que as pessoas trabalham na sua empresa e o que é visto…