Técnicas de atração e retenção de talentos em geral não são novidades para os recrutadores, mas algumas vagas têm tomado o mercado de forma crescente e merecem atenção especial no processo: As vagas de tecnologia!
Empresas do ramo tecnologia estão em expansão, criando novas soluções a todo momento e para que este mercado continue em evolução, são necessários bons profissionais, com perfil de inovação e criatividade. E é aí que entra o trabalho do maravilhoso tech recruiter, o profissional expert em captação de talentos para essa área.
Quando falamos de atração de profissionais para trabalhar em empresas de tecnologia, é impossível não se ater às competências técnicas e comportamentais que este recrutador precisa ter para desenvolver um trabalho fantástico com o conhecimento da área. Não precisa ser técnico ou ter formação em tecnologia, basta estar antenado a mudanças e estar disposto a estudar sobre todas as áreas de ramo. Ter curiosidade e vontade de aprender é crucial para acompanhar a linguagem dessa galera.
Ser participativo em comunidades e grupos de profissionais ajuda bastante na hora caçar talentos e estabelecer novas confecções, fortalecendo sua network com os coleguinhas da área. Essa convivência pode te ajudar a ter mais insights na prospecção e estimular sua criatividade.
Outra característica que o tech recruiter precisa ter é a negociação. É importantíssimo apresentar bem a sua vaga e encantar o candidato com as oportunidades que a empresa pode oferecer, pois para muitos candidatos essas informações são tão importantes quando a negociação de remuneração. E para completar o combo, é necessário ser ágil para não perder o candidato, pois o mercado está cada vez mais aquecido e num piscar de olhos você pode perdê-lo para outra oportunidade.
Por fim, após a atração e efetivação do talento na empresa é hora de colocar em prática ações de retenção dos novos colaboradores, como um bom trabalho de integração, treinamentos, possibilidade de trabalhar com desafios que lhe proporcionem desenvolvimento profissional, flexibilidade e valorização.