Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar cada uma delas, inclusive em si mesmo? Dentro do grande universo da gestão de pessoas, muito se fala sobre os conceitos de hard skills e soft skills, visto que são traços comportamentais e habilidades técnicas que, juntas, integram a personalidade do profissional ideal. Isto é, o colaborador almejado pelas empresas. Porém, pouco se sabe ainda a respeito de um novo conceito: power skills.
Preparamos esse artigo para que você entenda o que são power skills, quais são as principais características que integram o conjunto de habilidades potenciais e como desenvolvê-las. Continue a leitura para saber mais!
Primeiramente, as hard skills, são competências técnicas, que provavelmente foram obtidas através de muito estudo ou experiências práticas de trabalho. Essas habilidades são tangíveis, ou seja, podem ser medidas e avaliadas por testes, provas.
Já as soft skills são competências comportamentais e interpessoais, que não são passíveis de uma avaliação por meio de testes e provas. Na verdade, elas se manifestam no dia a dia e no relacionamento diário que estabelecemos com o trabalho e com o ambiente.
Esses tipos de competências podem ser desde espírito de liderança, até extroversão, introversão etc. São habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Além disso, podem ser trabalhadas e melhoradas, estando relacionadas com quem somos e com a nossa personalidade.
Entender esses conceitos é importante para compreender melhor o que são as Power Skills.
Elas são competências que te tornam um profissional completo no mercado de trabalho e, também, um grande talento diante de profissionais comuns. Basicamente elas combinam as hard skills e as soft skills.
Assim, um profissional que tem a melhor combinação de competências técnicas e comportamentais, tem um perfil poderoso e competitivo dentro da realidade atual no mundo do trabalho.
Podemos ver as Power Skills em ação quando pensamos, por exemplo, em um Gerente Financeiro. Ele precisa saber como executar as atividades do departamento financeiro com eficiência.
Contudo, se não souber conversar com as pessoas que estão sob a sua liderança no departamento, não será um profissional com uma das skills mais desejadas do mercado e não estará em posição de destaque.
Quando o profissional vê um problema como oportunidade para aprender algo novo enquanto o resolve, não se esquivando por meio de desculpas, ele está em uma posição enérgica de solução de problemas.
Quando o profissional adquire a capacidade de projetar cenários futuros com base em análises e se antecipar, tomando decisões sábias sobre como reduzir impactos ou evitar problemas. Assim, seu “instinto” sempre o leva na direção certa.
Para tomar decisões inteligentes, é importante que o profissional tenha um bom senso de julgamento, o que complementa a habilidade anterior, tendo em vista que esse profissional na maioria das vezes vai tomar a decisão certa.
Profissionais com capacidade e habilidade de comunicação têm uma tendência e uma chance muito maior de ocuparem posições de liderança. Normalmente, eles são procurados por outros colaboradores não apenas por seus conselhos, mas também pela sua flexibilidade em lidar com pessoas de diferentes perfis comportamentais.
Essa habilidade está relacionada à capacidade de lidar com situações adversas da melhor maneira possível, ainda quando se é pego de surpresa. Essas pessoas, geralmente, chegam sozinhos a conclusões sobre pontos positivos de seu trabalho e quais questões devem ser melhoradas.
Saber trabalhar em equipe é muito mais do que ter uma boa relação com os colegas e gestores. Nesse sentido, é se fazer importante dentro do time, colaborando com o crescimento e desenvolvimento coletivo e identificando pontos fortes de cada colega e colaborador para fomentar o engajamento.
A visão abrangente é a power skill que está no topo da lista e vista como a mais importante. Ela diz respeito à capacidade de enxergar além do que é mostrado. Essa skill pode ser desenvolvida com o auxílio de treinamentos e bons mentores. O que não se resume a uma capacidade de ver tudo o que está acontecendo na organização apenas, mas se estende além das dependências da empresa, ou seja, mudanças no cenário econômico, fatores externos e demais questões que impactem nas demandas do negócio, na relação com clientes e colegas de equipe, entre outros aspectos.
Com a evolução do mercado de trabalho, diante de demandas cada vez mais complexas, a tendência é que nos próximos anos apenas profissionais de alta performance garantam seus lugares nas empresas.
Por isso, é fundamental que um profissional que queira ocupar este lugar saiba o que são Power Skills e como desenvolvê-las, para que, assim, consiga se destacar diante de tantos outros profissionais no mercado.
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