Gestão

Quanto vale o seu trabalho?

Já se deparou com a pergunta “qual é a sua pretensão salarial? ”

Pois é, essa pergunta é muito comum, e por vezes pode gerar desconforto ou até constrangimento. Neste texto vou te falar um pouco sobre o porquê de muitas empresas abordarem os candidatos dessa forma e como estar preparado para lidar com essa situação.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse questionamento não é uma pegadinha para eliminar candidatos do processo. É claro que não podemos generalizar, muitos profissionais de RH utilizam essa estratégia de forma inadequada e acabam criando uma expectativa no candidato. O mais aconselhável ao se falar sobre a pretensão salarial é abrir espaço para uma negociação sobre o trabalho que está sendo oferecido e o valor dele para o profissional interessado.

Já ouvi muitos comentários do tipo “e por que a empresa não quer falar quanto está pagando?!” não é bem assim. Muitas empresas abrem processos seletivos com um valor flexível, aberto a negociação, principalmente para vagas novas na empresa. A situação é diferente para empresas com planos de cargos e salários estruturados, nesse caso o mais viável é divulgar abertamente o valor oferecido.

Saber negociar é valido tanto para o RH/contratante que está buscando o profissional, para não perder bons perfis, quanto para o candidato que não quer ser excluído do processo, afinal, como costumam dizer “tudo que é combinado não saí caro”, assim poupamos tempo executando ou participando de processos seletivos.

Por fim, deixo aqui a minha dica para você, candidato! Esteja preparado para colocar valor ao seu trabalho. Tenha em mente o seu nível profissional, o valor de mercado, os custos benefícios e a sua última remuneração pode ser um bom norteador. Não tenha medo de perguntar sobre a empresa, afinal, estabelecer uma pretensão salarial não abrange somente valores financeiros, mas também valores organizacionais.

Para você, colega RH! Não deixe de tratar desse assunto nos primeiros contatos com os candidatos, assim você poupa seu tempo e o dele caso a proposta não atinja suas expectativas salariais. Esteja preparado para falar sobre a empresa, perspectiva de crescimento, projeções e benefícios, isso também faz parte da negociação. Se seu candidato tiver uma pretensão acima do orçamento disponível você pode tentar ajustar e negociar com a empresa uma flexibilização dos valores para incluir o candidato e ser transparente com ambas as partes.

Então, mãos a obra e vamos fechar negócio!!!

O que achou? Deixe o seu comentário!
Catarine Teixeira Sales

Recent Posts

O mercado de trabalho para os jovens no pós-pandemia

O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…

2 anos ago

Você tem dificuldade em se desconectar do trabalho?

O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…

2 anos ago

Saiba o que são Power Skills e como desenvolvê-las

Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…

2 anos ago

Você conhece qual é o seu estilo de liderança? Descubra aqui!

Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…

2 anos ago

5 habilidades comportamentais mais valorizadas no pós-pandemia

Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…

2 anos ago

A importância da saúde mental no trabalho

A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…

2 anos ago