Qualidade de vida

Promova a saúde e a felicidade em sua empresa

Formas de promover saúde e a felicidade dentro da empresa

A forma que pensamos o trabalho mudou ao longo dos anos. Desde a época da Revolução Industrial até os dias de hoje, conseguimos mensurar de diversas maneiras como as relações entre o trabalhador e os empregadores mudaram. As leis em prol do trabalhador, exigências e benefícios são apenas exemplos práticos a serem mencionados. Mas para além disso, a forma que o trabalhador é enxergado pela empresa também mudou. Empregadores passaram e compreender que a vida pessoal e profissional são coisas que andam juntas e estão intimamente ligadas. Nesse sentido, você saberá a importância de se promover a saúde e a felicidade dentro de sua empresa!

A felicidade e o bem-estar nas empresas

Primeiramente, a felicidade e o bem-estar fazem parte do mundo corporativo. Isso porque compreendemos o sujeito como alguém que habita diversos espaços e que se está passando por situações de tristeza ou alegria, isso irá impactar diretamente em seus resultados e no desempenho que em nossas atividades. 

A saúde e a felicidade como motivadores da produtividade dos colaboradores

 

Contudo, focando apenas no mundo das organizações, sem considerar a vida pessoal, uma pesquisa de Harvard mostrou que funcionários felizes são em média 31% mais produtivos. Não existe uma receita do que deve ser feito para que os colaborares de uma empresa se sintam completamente felizes. Entretanto, existem ferramentas que podem auxiliar no diagnóstico do que para aquela organização os funcionários valorizam. 

Para compreender os motivadores de bem-estar em uma organização, uma pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta muito importante. Ela auxilia a identificar como os trabalhadores enxergam a empresa e os pontos que precisam ser ajustados a partir do olhar deles. Grande parte das pesquisas de clima trazem muitas respostas quando feitas de forma sincera e bem aplicada. Isso mostra que nem sempre a satisfação está ligada a salários altos.

O que é a felicidade e como alcançá-la

Saúde e felicidade no ambiente organizacional

 

A definição do que é felicidade vem sendo descrita ao longo dos anos desde a época dos pensadores e filósofos da Grécia Antiga. Um conceito já mudou muito ao longo do tempo. Contudo, a partir dos fundamentos da Psicologia Positiva, Martin Seligman descreve a Felicidade como um constructo de três elementos, sendo eles as emoções positivas, o engajamento e o significado. “Cada um destes elementos são melhor definidos e mais mensuráveis que a Felicidade” (SELIGMAN, 2011).

O conceito P.E.R.M.A. elaborado por Seligman, apresenta os cinco elementos essenciais que devem estar presentes para que seja possível adquirir experiências de um bem-estar que seja de fato duradouro. Este modelo pode ser uma boa ferramenta de medida da qualidade do ambiente e do grau de satisfação dos colaboradores. Assim, o conceito é formado pelas iniciais das seguintes palavras:

PPositive Emotions – Emoções positivas; 

EEngagement (or flow) – Engajamento, Fluidez; 

RRelationships – Relacionamentos Sociais Positivos;

MMeaning (and purpose) – Sentido no viver; Propósito; 

AAccomplishment – Realização; Persistência; Metas.

O que representa cada letra?

  • Emoções positivas

Estão ligadas à sensação de gratidão, pertencimento, acolhimento, alegria e prazer. Proporcionar um ambiente acolhedor, com menos conflitos e que proporcione sensações de bem-estar para os colaboradores são pontos importantes para contribuir para a manifestação ou manutenção de emoções positivas no ambiente de trabalho. Além disso, aumenta a percepção do ambiente, a atenção, e consequentemente, a resiliência na resolução de problemas cotidianos. 

  • Engajamento

Apresenta uma forte relação com o bem-estar. O conceito de flow está ligado ao que chamamos de atenção plena, quando fazemos aquilo que mais gostamos e o que está alinhado com nossas competências. É onde empregamos energia e mais força de vontade, onde trabalhamos sem ver o tempo passar. Contratar a pessoa “certa” para o lugar “certo” é uma estratégia excelente para que as pessoas da organização façam aquilo que mais gostam e com as habilidades necessárias para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. 

  • Relacionamentos positivos

São formados por meio da relação entre as pessoas da equipe e de áreas diferentes através do network, do trabalho colaborativo, da diversidade, da inclusão e de boas trocas. A partir deles, é possível que as pessoas estabeleçam relações de confiança e de aprendizagem contínuo, além de satisfação em passar horas e horas de trabalho na companhia uns dos outros.

  • Propósito

É a conexão de nosso propósito com o dia a dia do trabalho. Quando trabalhamos com proposito e enxergarmos significado naquilo que fazemos, ficamos mais engajados. Grande parte das pessoas percebem o propósito no trabalho relacionando como ele impacta positivamente a vida das pessoas.

  • Realizações

Estão ligadas às metas e aos objetivos que nos dispomos a enfrentar. Algumas organizações ainda estão relacionando a alta performance com metas agressivas e competitividade exacerbada entre funcionários. Ao contrário do que pensam, um ambiente hostil e não colaborativo faz com que as pessoas até batam as metas… mas a que custo? Vale sempre lembrar que quanto mais feliz, mais produtivo o colaborador é!

Por fim, é importante lembrar que corpo e mente estão ligados. Assim, quando experimentamos mais emoções positivas no dia a dia, a chance de adoecermos diminui consideravelmente. Nossa imunidade se fortalece, temos menos afastamento do trabalho devido a doenças como ansiedade e depressão e temos prazer em levantar todos os dias para ir ao trabalho. Tendo isso em vista, é importante que você promova a saúde e a felicidade em sua empresa. 

Artigo escrito por Evelyn.

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Equipe TH

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