Por Sara Alves
Muitas empresas optam por não divulgar a remuneração das vagas por uma questão de confidencialidade, e não há legislação que obrigue as empresas a divulgarem o salário oferecido. A não divulgação da questão salarial depende de muitos fatores a serem analisado:
As empresas costumam pedir pretensão salarial como forma de avaliar os profissionais que se candidataram. Isso ocorre porque o salário deve refletir a trajetória daquela pessoa, sua experiência e suas competências. A resposta do candidato pode ser um fator eliminatório e isso ocorre quando o valor foge das expectativas que a empresa considera adequado para a função.
No entanto, nem sempre será considerado um fator eliminatório. Por exemplo, quando o profissional se adequa ao perfil e sua pretensão salarial é maior do que a empresa está oferecendo, pode haver uma negociação salarial com a empresa e com o candidato, sendo oferecida pela empresa uma remuneração igual à que foi solicitada pelo o candidato ou próxima do valor. Afinal, há empresas que sabem que profissionais com mais tempo de experiência e sólida formação acadêmica podem compensar o salário solicitado.
Varia de empresa para empresa, mas há empresas que disponibilizam o valor do salário oferecido já no contato telefônico, outras que na primeira entrevista divulgam o salário oferecido. E também há empresas que optam por falar o salário apenas para os candidatos que chegarem às últimas etapas do processo, essa é uma prática comum em cargos mais estratégicos.
Há também empresas que optam pela confidencialidade total da vaga, não divulgando a remuneração e nem o nome da instituição. O candidato só vai saber para qual empresa está fazendo o processo seletivo conforme for avançando nas etapas do processo.
A maioria das empresas optam por vagas extremamente confidenciais nos seguintes casos:
Às vezes, a posição é muito estratégica e a empresa não quer que seu concorrente saiba sobre a busca de um novo profissional;
Quando uma empresa está buscando um candidato para substituir um colaborador;
A prática é comum para realizar mudanças na empresa sem que os acionistas saibam.
É preciso elaborar uma descrição de vaga que incorpore a identidade da empresa sem falar sobre ela, apresentar informações sobre o serviço que será prestado dentro da empresa contratante, bem como o perfil esperado pelo profissional, que deve ter experiências específicas para ser selecionado e o ramo do negócio.
Por se tratar da divulgação de uma vaga que não explica de forma aberta o nome da empresa onde o candidato irá trabalhar, é possível que nem todas as pessoas aceitem enviar seus currículos ou até mesmo dar continuidade ao processo.
Como falei anteriormente, as vagas confidenciais costumam receber menos candidaturas por ter poucas informações. Será necessário a realização de hunting em redes sociais e anúncios direcionados para o público alvo que a vaga está buscando.
Por fim, as vagas confidenciais nem sempre são sinônimo de más oportunidades. Pelo contrário, grandes empresas também divulgam vagas nesse formato, por vários contextos e situações diferentes, que quase sempre envolvem uma estratégia de gestão e controle de informações.
Não rejeite ou descarte vagas confidenciais com salário aberto. Você pode estar perdendo uma oportunidade séria!
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…