Por Ana Júlia Dutra
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta utilizada por empresas afim de avaliar o grau de satisfação dos seus membros. O Clima Organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização.
A pesquisa de clima permite obter, organizar e interpretar informações sobre a organização, com o objetivo de ajudar a antecipar ou melhorar seus problemas. A pesquisa é aplicada nos próprios colaboradores, que se submetem a algumas estratégias como pesquisas de satisfação e derivados.
Quais os Riscos e Expectativas de uma Pesquisa de Clima Organizacional?
Infelizmente nem todos os colaboradores falam a verdade. Alguns não conseguem analisar o ambiente de trabalho de fato, outros não têm interesse em uma melhoria para a empresa por não estarem alinhados com as missões da organização e por fim há quem pense que apontar alguns pontos a serem melhorados na empresa pode prejudicá-los de algum modo, então preferem não se comprometer.
Outra questão em relação a pesquisa de clima organizacional é em relação as expectativas dos líderes da empresa. Há uma ilusão de que a pesquisa resolverá todos os problemas da organização, quando na verdade é uma ferramenta que auxilia nesse processo.
Qual a diferença entre Clima e Cultura organizacional?
A Cultura Organizacional se trata de um conjunto de regras e valores de uma empresa que surgiram decorrentes de práticas recorrentes ao longo do tempo. Esse conjunto pertence a base da organização, ou seja, tudo que foi desenvolvido desde o início da empresa se prende nesses valores.
Já o Clima Organizacional se trata do ambiente em si. É o conjunto do fruto dos colaboradores, seus relacionamentos e de como são realizados os processos. Além disso, o Clima Organizacional é determinado a partir da percepção, opinião e avaliação dos integrantes da empresa.
Quais são os principais indicadores para determinar um clima organizacional?
1-Turnover
O turnover é a taxa de rotatividade dos colaboradores de uma determinada empresa, ou seja, ele mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um determinado período de tempo.
Quando a taxa de turnover está muito alta é sinal de que a empresa tem uma grande rotatividade. Isso pode ser resultado de uma liderança ruim, falta de feedbacks ou de um ambiente hostil.
Mas nem sempre uma taxa baixa de turnover é um bom sinal, ela pode indicar também uma falta de mobilidade dos profissionais dentro da empresa, ou seja, os colaboradores não crescem, logo não há novas contratações e a rotatividade diminui.
2-Absenteísmo ou Absentismo
O absenteísmo nada mais é do que a taxa de ausência dos profissionais da empresa. Esse indicador mede as faltas, atrasos e saídas adiantadas dos colaboradores. Pode indicar problemas estruturais ainda não identificados como a falta de motivação e engajamento, que por consequência trazem uma baixa na produtividade.
Caso as taxas de Absenteísmo estejam altas, algumas medidas a serem tomadas se baseiam em trabalhar a cultura organizacional, valorizar e investir na qualidade de vida dos colaboradores e outras estratégias de motivação e engajamento.
3-Avaliação de Desempenho
A avaliação de potencial é um mecanismo utilizado para mensurar a performance
dos colaboradores ou das áreas de uma empresa. A partir da análise de habilidades técnicas e comportamentais, é possível validar se o desempenho do sujeito está abaixo, atende ou está acima do esperado.
Para aumentar o desempenho dos colaboradores da empresa é necessário que se invista na motivação de todos da empresa, bem como definir metas e objetivos com clareza.
4-Programas de Sugestão
O programa de sugestão se trata de uma maneira de ouvir novas ideias dos colaboradores de uma determinada empresa. Seu objetivo é reduzir gastos, aproveitando ideias internas para solucionar problemas. Além do aumento da produtividade e da organização do ambiente.
O programa de sugestão pode ser implantado simplesmente colocando uma caixa em algum ambiente da empresa e solicitando a opinião dos colaboradores.
5-Plano de Carreira
Plano de carreira é o programa existente dentro de uma empresa que determina o caminho a ser seguido por cada colaborados. Além disso, esse programa dita quais as competências necessárias para cada cargo especifico da organização.
Um bom plano de carreira motiva colaboradores a permanecerem na empresa, além de atrair novos talentos. Essa estratégia possibilita o crescimento e desenvolvimento dos profissionais da organização.
Um Recursos Humanos bem estruturado nas organizações terá condições de fazer uso dessas informações para munir o setor estratégico para tomada de decisão cada vez mais cirúrgicas. Ignorar o poder da Pesquisa de Clima Organizacional pode ser um presságio de prejuízos em médio e longo prazo.