Eu aposto que você ficou curioso para saber qual é o segredo para captar e reter talentos! Por que algumas empresas são bem sucedidas nesse aspecto e outras não? Será que existe uma fórmula de sucesso para isso? Ou melhor: o que a minha empresa tem que ter para conseguir captar e reter os melhores profissionais do mercado?
Eu poderia dizer que para ter sucesso basta contratar a TH Consult que nós conseguimos captar ótimos talentos, mas mesmo assim, cuidamos da metade do caminho, a outra parte é com as empresas. Mesmo que a gente conduza o processo seletivo com excelência e encontre o tão sonhado talento que vai fazer a diferença no seu negócio, ele precisa ser bem recebido, reconhecido e desafiado diariamente para querer ficar.
De qualquer forma o objetivo desse texto não é a venda de um dos nossos serviços, mas a orientação sobre uma prática eficiente para captar e reter talentos: Employer Branding!
É um fato que esses termos em inglês estão invadindo a área de Marketing e Gestão de Pessoas das empresas. De uma forma bem simples, Employer Branding pode ser traduzido como “marca do empregador”, ou seja, se refere ao conjunto das técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado em relação a sua empresa como um local de trabalho que pode ser desejado ou evitado. Em um cenário competitivo, tentar conquistar os melhores colaboradores pode fazer toda a diferença.
Você pode pensar que a imagem de uma empresa é construída em canais oficiais, como as propagandas, endomarketing, divulgação da missão, do propósito e dos valores, mas é muito mais do que isso. As avaliações da empresa em sites como Glassdoor e a checagem de referências com atuais e antigos colaboradores têm um peso ainda maior, ou seja, se um funcionário tiver motivos para difamar a empresa ele poderá influenciar negativamente outras pessoas. Já imaginou o impacto disso?
Falando em números concretos, uma pesquisa realizada pela consultoria Page Talent relatou que a maioria dos entrevistados (55%) leva em consideração a marca do empregador ao procurar por uma vaga. Obviamente questões como salário, benefícios e oportunidade de crescimento também apareceram em destaque no Ranking, mas tudo isso faz parte da reputação de uma empresa.
Ao falar de marca empregadora precisamos falar também do conceito de Employment Value Proposition (EVP) ou Proposta de Valor ao Empregado que é responsável por transmitir a reputação de uma marca e de sua oferta de mercado, indicando a percepção dos profissionais na hora de escolher uma empresa. Essa proposta engloba recompensas e benefícios oferecidos conforme atingimento de resultados, bem como a real possibilidade de evolução na carreira. Aqui, vale lembrar a máxima “o que é combinado não sai caro” ou seja, se prometer, cumpra,
ou o efeito será devastadoramente o contrário, podendo comprometer a credibilidade da organização.
Como saber se a sua marca empregadora está funcionando da forma desejada? Para isso, é preciso realizar uma pesquisa aprofundada para identificar a percepção dos colaboradores, o que pode ocorrer por meio de uma pesquisa de clima bem conduzida, por exemplo.
Já entendemos a importância do tema, agora é hora de colocar a mão na massa. Implementar o Employer Branding não é uma tarefa fácil e como qualquer projeto, exige planejamento. De tudo que praticamos na TH Consult e todas as pesquisas que fiz para esse artigo, gostei bastante da abordagem da Gupy, que oferece em seu blog algumas dicas muito interessantes a seguir:
1) Tenha claro seu objetivo e desenhe uma estratégia: suas ações podem estar direcionadas para melhorar a atração de candidatos para vagas específicas; melhorar o ambiente de trabalho para reter os colaboradores; ou uma questão estrutural de cultura organizacional que precisa ser repensada e alterada.
2) Analise o quadro atual: comece pelo diagnóstico. Faça um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. A melhor maneira de descobrir isso é ouvindo as pessoas. Quanto maior e mais diversificada a sua amostra, melhor. É importante considerar:
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- fatores mensuráveis (investimento financeiro): remuneração, pacote de benefícios como vale-refeição e seguro, assistência médica, auxílios educacionais, auxílio-transporte, entre outros.
- fatores não mensuráveis (cultura organizacional): estilo de liderança, flexibilidade, gestão compartilhada, possibilidades de desenvolvimento de carreira, transparência, ética, oportunidades de aprendizagem, entre outros.
3) Preze pela boa comunicação: comunique-se de forma eficaz com seus empregados. Entre alternativas que podem aperfeiçoar essa comunicação, estão:
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- elaborar um material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional;
- expor as boas práticas da organização;
- criar um guia de recrutamento e treinar os gestores para que atuem de forma mais próxima do setor de RH e demais áreas.
- ouvir os profissionais. Por esse motivo, manter um canal de comunicação para que possam se expressar livremente é fundamental.
4) Identifique o perfil desejado: Considerando as necessidades da empresa, identifique o perfil desejado para os cargos que podem elevar a produtividade e a competitividade a um patamar de excelência. Definir seu grupo alvo para recrutamento, seleção e retenção, os conhecimentos e habilidades que eles devem ter, entre outros, é
fundamental para formar o time correto. Envolver os colaboradores nessa etapa é primordial.
5) Estabeleça atrativos para atingir seu grupo alvo: além de ter claro o perfil alvo, é importante refletir sobre as expectativas e anseios desse grupo, sempre se perguntando:
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- “o que minha empresa pode entregar para atender às necessidades desse público?”
- “como agregar valor ao público-alvo da minha empresa?“
- “o que esse grupo-alvo realmente busca para disputar uma vaga?”.
6) Tenha o marketing digital como aliado: O marketing digital pode ser utilizado como uma boa estratégia de employer branding para atrair novos talentos ou manter a motivação dos colaboradores que já atuam na empresa por meio das seguinte práticas:
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- deixe as redes sociais sempre atualizadas e atrativas;
- mostre o dia a dia da empresa por meio de fotos e vídeos;
- compartilhe a cultura organizacional na página de carreiras;
- crie um blog corporativo e permita que os colaboradores participem por meio da
produção de conteúdo; - divulgue depoimentos dos funcionários.
7) Defina sua Employment Value Proposition – EVP: A Proposta de Valor ao Empregado.
8) Implemente uma cultura forte na companhia: Defina o foco da cultura da instituição, compartilhando no seu processo seletivo. Essa é uma ótima medida para atrair candidatos que tenham valores semelhantes aos da empresa e aumentar a retenção deles.
9) Forneça um ambiente de trabalho agradável: Oferecer um bom ambiente laboral é uma forma de favorecer a produtividade e gerar bem-estar para as pessoas que nele trabalham.
10) Reconheça o colaborador e um serviço bem realizado: Isso é importante para que ele entenda o seu valor e se sinta engajado para trabalhar cada vez melhor e mais feliz.
Para visualizar todo o conteúdo acesse o link a seguir: https://www.gupy.io/blog/employer-branding.
O segredo para captar e reter talentos sem dúvida passa pela construção de uma forte marca empregadora / Employer Branding. Aliados a um processo seletivo de qualidade, uma liderança inspiradora e uma organização que dá orgulho de vestir a camisa, o resultado certo será a construção de equipes de alta performance com o aumento da produtividade e felicidade nas organizações.