Por Juliana Almeida Silva
Anteriormente as principais características exigidas e analisadas no momento da inserção no mercado de trabalho, eram as chamadas hard skills, que se trata resumidamente de conhecimentos técnicos que o indivíduo pode adquirir por meio de cursos, graduação, mestrado, entre outros. Porém o termo soft skills vem ganhando cada vez mais visibilidade, tendo em vista que atualmente no mercado de trabalho houve mudanças nas exigências dos requisitos necessários para se adequar a um cargo. Com isso, confira o conceito de soft skills e como utilizá-las.
O que são soft skills e como utilizá-las ao seu favor?

O termo soft skills surgiu nos manuais de treinamento das forças armadas nos Estados Unidos. Atualmente na área de recursos humanos foi adotada a utilização das soft skills de maneira unânime como principal requisito para o recrutamento e seleção. Mas afinal qual o conceito desse famoso termo? Trata-se do compilado de habilidades e competências sócio comportamentais do indivíduo.
Quais são os principais tipos de soft skills?
O tipo necessário de soft skill modifica-se de acordo com o cargo almejado. Os principais e mais recorrentes são:
- comunicação interpessoal: troca de informações entre dois ou mais indivíduos.
- capacidade de persuasão: convencer por meio de argumentos.
- proatividade: senso de busca por mudanças
- resolução de conflitos: capacidade de resolução de problemáticas.
- capacidade de trabalhar sob pressão: manter a produtividade sob situações de pressão.
- senso de liderança: pensamento de líder.
- capacidade analítica: capacidade de analisar de maneira assertiva.
Como usar soft skills ao seu favor?
As soft skills são habilidades que qualquer indivíduo que se proponha ao aprendizado, consegue desenvolver. Ou seja, é de extrema importância possuir o autoconhecimento para estabelecer suas prioridades no plano de carreira, dessa forma fica fácil encontrar a que mais se adeque aos seus objetivos e metas. Comece visualizando e memorizando suas próprias metas e sempre pesquise acerca de competências que precisam para determinado cargo. Como por exemplo o cargo de gerente comercial tem como soft skills necessárias: Proatividade, Dinamismo, Senso de Urgência, Liderança e Criatividade. Dessa maneira acontece com os demais cargos existentes.
Curiosidade
Recentemente a pesquisadora e especialista em neurociência Michele Muller constatou por meio de um conectoma (mapa de conexões neurais) que não há como separar de forma definida as habilidades relacionadas à inteligência daquelas que chamamos de soft skills. Ou seja, de uma forma ampla, os diferentes tipos de inteligência não se separam de forma específica e todos se desenvolvem a partir de erros de previsão, que com atenção e memória levam à aprendizagem de informações que serão utilizadas nas escolhas futuras.