Importância das vivências no ambiente de trabalho
Quando se pensa no que mais importa em uma contratação, é comum ver profissionais em uma grande corrida muito grande na busca de certificados. Na maioria das vezes, em áreas que não há relação ou que não vão agregar no dia-a-dia da função que se quer atuar. Isso ocorre na crença de que o volume é qualidade. Apesar disso, alguns se esquecem de que as vivências, as ligações e habilidades sociais podem fazer surgir ideias. Assim, há objetos de trabalhos que podem ajudar a ter habilidades e saberes. Dessa forma, elas vão embalar sua carreira e mostrar, de maneira mais firme, quais práticas técnicas podem ser ampliadas.
Um bate papo com um colega de trabalho ou que atua em empresas diferentes pode ampliar um leque de oportunidades para saber como o mercado está se comportando. Ainda, pode mostrar um certificado que faça de você um profissional competitivo no mercado.
Equilibrar essas condições é preciso e importante e em uma contratação. Um profissional bem vivido pode não ter reconhecimento por falta de uma certificação. Em contrapartida, um profissional apenas com certificações pode não se manter no mercado. Isso porque as chamadas soft skills ou habilidades comportamentais são cada vez mais pedidas. E este é um grande desafio para os profissionais e gestores de pessoas.
As aptidões técnicas são, em teoria, mais “fáceis” de serem treinadas. Por meio de cursos, seminários, workshops, leitura de livros, etc. As próprias empresas incentivam seus funcionários. Seja com universidades corporativas e bolsas de estudos para aperfeiçoar técnicas na área ou em idiomas, por exemplo.
Segundo a Solides, as soft skills são um conjunto de aptidões e saberes que envolvem o comportamento humano. Para além disso, é importante dizer que mesmo quando a pessoa não mostra ter certa habilidade, ele pode desenvolvê-la. Dessa forma, são vistas como aspectos necessárias para que um profissional chegue os seus objetivos profissionais. Ou seja, aquilo que prevê para a sua carreira. Assim, as soft skills importam em uma contratação.
Em um bate-papo simples com os colegas de trabalho se pode exercer e aperfeiçoar diversas habilidades que não podem ser ensinadas em um manual. Quando ouvimos um problema de um(a) colega, acolhemos e nos colocamos no lugar dele ou dela, ocorre a empatia, por exemplo. Também ocorre ao ajudar na solução desse problema ou apenas por oferecer uma escuta para que a pessoa se sinta mais aliviada.
Uma pessoa que costuma perder o foco um pouco dos processos e olhar ao redor do ambiente, pode ter uma visão ampla do que se passa. Ela pode contribuir de maneira assertiva com ideias que podem melhorar o trabalho em equipe ao delegar, trocar ideias e pedir ajuda.
O colaborador que se dispõe a fazer apresentações e conduzir uma reunião com pessoas de outras áreas, pode ampliar sua rede de contatos, por exemplo. O ditado de “quem não é visto, não é lembrado” toma sentido. Isso, porque pode ser uma boa oportunidade para conhecer outras pessoas da empresa e ser uma referência para os demais. Outro ponto, é ampliar a forma com que se comunica, passa informações e até desenvolve a forma de negociar com outros profissionais, sejam eles internos ou externos.
Ajudar os demais setores, quando possível, pode formar um profissional “especialista”. Isto é, aquele que sabe muito daquilo que faz. Ou seja, um profissional com uma visão generalista. Assim, ele pode compreender melhor os problemas que outros setores enfrentam e ser mais criativo ao solucionar situações que normalmente seria de maneira tradicional.
O ensino que se tem na troca pode ser otimizado. Isso pode ser visto ao variar os perfis dentro de uma mesma equipe. A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável. Também ajuda na troca de experiências entre diferentes perfis. Além disso, gera a motivação e aumento da produtividade. Esses são fatores capazes de elevar a disputa da empresa no ramo em que atua.
Artigo escrito por Evelyn Folli.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…