Por Ana Júlia
O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é o conjunto de estratégias e ações de marketing que ocorrem internamente em uma empresa. É o marketing voltado para os colaboradores de uma determinada instituição. Ele é desenvolvido tanto pelo departamento de Marketing como pelo RH de uma organização.
Quando uma organização busca conquistar clientes, há um investimento em Marketing, para que a imagem externa da empresa se torne mais atrativa. O Endomarketing então seria um conjunto de ações internas que tem como objetivo manter os colaboradores motivados por meio da melhora dos relacionamentos entre os funcionários e da imagem da empresa, o que gera mais produtividade e regula os índices de turnover.
Toda empresa busca ter colaboradores fieis, compromissados e que vestem a camisa da instituição. Reter talentos tem sido uma missão complicada atualmente, visto que o mercado de trabalho se encontra aquecido e todos buscam oportunidades melhores. Mas o que seria uma oportunidade melhor? Antigamente quando se falava em um emprego melhor se olhava para remuneração. Atualmente outros fatores entraram nessa conta como por exemplo a qualidade de vida e o ambiente de trabalho. É aí que o Endomarketing entra.
Como já vimos, o Endomarketing busca manter os colaboradores motivados. Mas por que isso é tão importante?
Nos últimos anos a percepção que temos do mundo vem se modificando. Juntamente a isso, as relações trabalhistas também estão mudando. Antigamente, pós revolução industrial, o foco era em produzir. As jornadas de trabalho eram exaustivas, a remuneração desproporcional e as condições de trabalho deploráveis. Atualmente, após diversos estudos e mudanças, chegamos no que parece ser um consenso: a produtividade é maior quando o colaborador está MOTIVADO!
Um colaborador motivado e engajado não só produz mais, mas também se compromete e passa a se identificar com a empresa. Essa relação entre funcionário e organização é primordial para evitar que haja conflitos, e também para que a rotatividade se estabeleça em níveis saudáveis.
Se um colaborador motivado é mais produtivo e comprometido, um colaborador desmotivado produz menos e não veste a camisa da empresa. A desmotivação pode se originar de diversos fatores como: a não identificação com os valores da empresa, o fato de não estar trabalhando com o que gostaria, problemas relacionais com outros colaboradores ou com a liderança, a falta de um plano de carreira ou de possibilidade de crescimento dentro da empresa, o não reconhecimento pelos resultados e atividades desenvolvidas etc.
Faça pesquisas de climas, caixas de sugestões, rodas de conversa etc. Para manter seus colaboradores motivados é necessário entender o que os motiva, e só se pode chegar a essa conclusão ouvindo dos próprios funcionários quais ações podem motivá-los e desmotiva-los.
Invista em uma comunicação interna clara e eficaz. Um dos geradores da desmotivação é o fato de os colaboradores não entenderem com clareza as informações passadas, principalmente por lideres e gestores. Quando uma função é delegada com clareza a assertividade é maior e não há desmotivação.
Para manter os funcionários motivados é importante que a empresa tenha um clima organizacional mais humano e engajado. Entender as necessidades dos colaboradores fora da organização, praticar a comunicação não violenta e estabelecer vínculos são medidas importantes para que os funcionários se mantenham motivados.
Um dos maiores geradores de desmotivação entre colaboradores é a falta de possibilidade de crescimento dentro da empresa. Elaborando um plano de carreira, os funcionários se mantem motivados por saberem que há uma real possibilidade de ascensão dentro daquela organização. Além de aumentar a produtividade, as taxas de turnover também se mantém em níveis ideias.
Reconhecer aquilo que os colaboradores fazem para agregar a empresa. As recompensas são um importante reforçador, ou seja, quando alguém é recompensado por um comportamento, esse comportamento tende a se repetir com mais frequências. Logo, se o objetivo é que o colaborador se mantenha motivado e continue tendo certas atitudes, o ideal é reconhece-lo e recompensá-lo.
Existem várias ações e estratégias do Endomarketing que promovem o engajamento da equipe, dentre as mais acessíveis estão:
Comemore as conquistas – Celebre quando uma meta for batida ou quando uma ação como uma venda é bem sucedida
Gamificação – Crie competições saudáveis entre os colaboradores. Essa estratégia tende a aumentar muito a produtividade e melhorar as relações, criando vínculos e por consequência engajando a equipe.
Mostre os resultados – Para que o colaborador se sinta parte da empresa, é crucial que ele saiba o impacto de suas ações nos resultados alcançados pela organização.
Integração da equipe – Promova eventos e confraternizações, sempre valorizando o respeito e a diversidade, proporcionando experiências emocionais e gerando no colaborador a sensação de acolhimento e pertencimento.
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