Muitas empresas visam o crescer e alcançar resultados. Contudo, acabam por focar suas contratações em cargos mais executivos e técnicos, voltados para o próprio ramo da organização. Assim, pouco se investe na implantação de um departamento bem estruturado de Recursos Humanos. Isso ocorre principalmente pela falta de conhecimento acerca do que de fato é o RH.
Assim, cabe aqui esclarecer que Recursos Humanos se trata do setor de uma empresa responsável por selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas que compõem o time da organização. Com isso, as atividades da empresa são estruturadas para alcançar seu principal objetivo de fazer com que cada colaborador se sinta integrado na equipe. O colaborador é, então, reconhecido por seus respectivos papéis, o que faz com que ele coopere junto com os demais funcionários.
Qualquer pessoa que possua uma formação tecnóloga em Recursos humanos pode ocupar o corpo de gestão de pessoas em uma organização. No entanto, também são encontradas pessoas com formação em administração, assistência social, relações públicas, pedagogia e psicologia, sendo este último a sua maioria.
A atuação dos profissionais de psicologia no contexto organizacional é destacada por dominarem os conhecimentos relacionados aos princípios do comportamento individual e grupal. Além disso, também dominam os fundamentos da aprendizagem de comportamentos, o seu reforço, a motivação, satisfação laboral, a organização e a direção eficaz de equipes de trabalho.
O Psicólogo Organizacional no departamento de Recursos Humanos deve visar a qualidade total da empresa. Isso porque essa qualidade é vista como primordial para o sucesso de uma organização. Para isso, o profissional deve possuir uma visão contextualizada do ambiente onde a empresa está inserida, a fim de auxiliá-la na competitividade e sobrevivência no mercado globalizado. Além disso, é de suma importância que tenha sempre em mente a missão, a visão e a cultura da empresa bem compreendidos para que as intervenções sejam eficientes e conexos aos valores da instituição em questão.
Conclui-se que a atuação do psicólogo nesse segmento busca criar uma relação de reciprocidade e compromisso cooperativo tanto com o proprietário e gestores, quanto com os trabalhadores. A atuação deve ser integrada no planejamento estratégico, a fim de criar um ambiente saudável e produtivo que consiga atender às necessidades de cada um dos empregados e da própria organização.
Para além do senso comum, o setor de Recursos Humanos não se delimita somente ao recrutamento e seleção, sendo essa apenas uma das possibilidades do leque de atividades exercidas no departamento. Vale ressaltar, portanto, outras funções da administração dos recursos humanos, como o treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho. Além disso, a remuneração, salários e benefícios. Por fim a comunicação interna, a segurança, a saúde ocupacional, a qualidade de vida no trabalho e os sistemas de informação.
De modo resumido, dentre as principais atividades que faz o departamento de RH, podemos destacar que:
O olhar desse setor voltado para as habilidades e competências individuais, qualidade de saúde no trabalho e rede de relacionamentos é muito importante. Ele possibilita o aumento no desempenho e produtividade dos colaboradores, e consequentemente dos resultados esperados pela organização a partir do desenvolvimento de pessoas.
Dessa forma, o Recursos Humanos atende à empresa de forma integral. Ele ajuda não apenas com crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo desse sistema, mas também com a ascensão desse próprio sistema de modo geral.
Artigo escrito por Julia Nogueira e Oliveira.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…