Em muitas empresas o lema de alcançar resultados é algo reforçado diariamente. Isso faz com que muitas pessoas acreditem que para isso é necessário agir de forma individualista. Porém, o termo colaboração vem se sobressaindo e traz uma diferente e efetiva visão para o meio cooperativo. Entenda o que é a colaboração e como desenvolvê-la.
Colaboração deriva do latim e significa “trabalho junto”. No mercado de trabalho ela se torna uma soft skill que está ganhando cada vez mais importância para as empresas tendo em vista a notável melhora de resultados que proporciona. Um clima organizacional colaborativo traz harmonia, considerando que colaborar impulsiona a oportunidade de compartilhar conhecimentos entre todos os níveis hierárquicos de uma empresa.
Saber colaborar é primordial para qualquer função. Pensando em questões mais abrangentes, a colaboração motiva em nós a empatia. A empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, mesmo que seu cargo ou posição em uma empresa seja superior ao seu colega de trabalho. Ou seja, praticando a colaboração ocorre uma melhora em todos os âmbitos de relacionamento interpessoal.
Para que a colaboração faça parte das suas soft skills, ou seja, se torne uma característica comportamental, é necessário transformá-la em um hábito. No início será um pulo para fora da zona de conforto, o que costuma ser difícil. Porém, com a meta de a transformar em algo cotidiano, logo essa prática se tornará algo orgânico, então, não tenha medo de arriscar. Lembre-se que nem todos estão abertos à serem recíprocos na prática de colaboração. Contudo, não deixe isso te desestimular, por isso pratique sem criar expectativas.
A base para criar um bom relacionamento interpessoal e posteriormente ser colaborativo com as pessoas de seu convívio é a comunicação e principalmente como você se comunica. Para ser assertivo em sua comunicação é preciso ter ciência que as pessoas são diferentes assim como suas formas de compreender um diálogo. Então a sua comunicação não pode ser a mesma para todas as pessoas. É necessário se atentar como a pessoa na qual você está se comunicando se expressa. Caso haja divergências muito significativas entres os tipos de comunicação, possivelmente não será estabelecida um certo nível de confiança e, com isso ficará difícil praticar a colaboração de forma natural. Por isso também, é muito importante praticar a escuta, dessa forma você conseguirá saber dos pensamentos, vivências e ocasionará na criação de vínculo.
Para muitas pessoas quando se fala em colaboração, o primeiro pensamento é o de ajudar ao próximo, e está correto. Nesse caso o individualismo precisa ser deixado de lado para que ocorra o sentimento real de colaboração. Observe desde pequenos detalhes que com a sua colaboração pode otimizar a rotina de toda uma equipe de trabalho. Muitas vezes a sua atitude servirá de exemplo, gerando um ciclo de colaboração e isso será enriquecedor para todos.
Assim, você já sabe o que é a colaboração e como desenvolvê-la. Coloque em prática todos os passos para se tornar mais colaborativo. Essa soft skill é valiosa e muda completamente as suas relações interpessoais. Ela traz uma sensação de bem estar e identificação, o que para nós que dependemos do convívio social se torna algo indispensável.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…