Contratações

O papel do RH no processo de inovação nas organizações

O que o RH tem a ver com inovação?

Totalidade!
Você está enganado se pensa que o RH não está relacionado com a gestão da inovação dentro de uma companhia.

A inovação é o princípio de ideologias criativas e autênticas que tem como resultado a melhor atuação da empresa no mercado de trabalho. As ideias são criadas pelos colaboradores e, desta maneira, a empresa deve-se fornecer recursos e um ambiente propício para realização dessas criações durante os processos.

O RH precisa transformar a criação de ideias em uma rotina, no qual o colaborador pode-se sentir livre para se expressar, demonstrar sua capacidade e ser reconhecido, tornando o entusiasmo presente na execução de suas atividades.

É importante ressaltar que, a inovação não é necessariamente algo novo, como um produto ou um serviço, apesar de se tratar da criação de ocasiões na adaptação da empresa às demandas. Por isso, o ideal é treinar sua equipe para que consigam discutir ideias de forma produtiva e não limitada!

Poderão haver críticas de melhorias, mas nunca como comentários punitivos ou que desvalorizem a relevância de qualquer sugestão. O sucesso está exatamente no nível de inspiração que o ambiente criado pode dar aos seus colaboradores. Se o funcionário trabalha em uma empresa a qual ele não entende o propósito, ou não usufrui daqueles serviços seja em sua vida pessoal ou profissional, ele se sentirá desmotivado e sem confiabilidade de que sua imagem, seu trabalho e sua venda não estão sendo de grande destaque ou valor. Surge daí, a importância  de acompanhar as tendências desse cenário quanto a comportamentos, ferramentas, técnicas e práticas que possam ser implementadas ao ambiente de trabalho.

O RH tem como principal desafio o cumprimento do valor das particularidades humanas, integrando e ressaltando a importância da sua diversidade para a construção organizacional. Trata-se de estar onde as novidades estão, compreendendo as razões pela qual existe, inserindo o sentido de mudança e compartilhando as tendências percebidas pelas equipes.

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Bárbara Morais

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