Tenho certeza que você já deve ter escutado essa frase pelo menos umas cinco vezes durante a sua vida profissional. Mas a pergunta que não quer calar, o cliente sempre tem a razão?
Essa é uma máxima como filosofia principal de muitas empresas atuais, isso acontece, porque muitas delas tentam levar este conceito para atender clientes a qualquer custo. O problema é que andam confundindo atender bem com satisfazer todos os pedidos do cliente. Por isso, hoje trago para você empresário uma máxima atualizada para a saúde dos seus negócios e do seu time, aposte: o cliente não tem sempre a razão, mas ele é a RAZÃO.
Se o cliente tem uma necessidade, a empresa deverá se preocupar em atendê-lo dentro dos padrões de excelência, e ai que mora o segredo: o negócio, os serviços, produtos e soluções são criados para o cliente, portanto ele é a razão e o foco sempre será ele. É difícil listar em quais as situações o cliente está errado, pois precisamos levar em consideração que existe a responsabilidade da empresa também.
Todavia listei dois motivos, que na minha percepção independe da empresa ou contrato:
O primeiro é exigir o que não foi acordado, por isso é extremamente importante deixar claro no ato da contratação dos serviços quais serão os processos e serviços realizados.
O segundo é desrespeitar algum colaborador. A educação e cortesia sempre são bem vindas em qualquer lugar. Ser
cliente não nos dá o direito de desrespeitar, humilhar ou agir de forma grosseira com a contratante. Vale ressaltar a importância dos gestores e empresários de estarem abertos para receber críticas dos clientes.
Elas são oportunidades de melhoria que podem sempre ser trabalhadas dentro da empresa. Em todos os processos que não são satisfatórios é necessário a reflexão. O fato do cliente não ter sempre a razão não desabona a auto responsabilidade da empresa, em melhorar e aprimorar cada vez mais os seus processos e atendimentos.
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