Como saber se me identifico com o perfil da empresa
A princípio, a sensação de ser chamado para um processo seletivo de uma vaga que desejamos é boa. Mas será que apenas se identificar com a vaga basta? A resposta é não. Saiba o porquê descobrindo sua compatibilidade para uma vaga de emprego.
Alinhar o perfil da empresa com o perfil do profissional é determinante para o sucesso dos dois. A compatibilidade do candidato para determinada vaga vai muito além de aptidões técnicas e experiências. As softs skills estão aí para nos provar isso. Com nossas subjetividades e vivências pessoais acabamos nos diferenciando do outro por meio de nossos comportamentos, mesmo que ele tenha os mesmos conhecimentos técnicos que o seus. Assim, no momento da escolha da empresa se deve levar em consideração o comportamento que a organização prioriza em um colaborador.
Pesquise a história, missão, visão e valores
Antes de se candidatar para uma vaga ou participar de um processo seletivo, a principal tarefa a ser feita antes da entrevista é a pesquisa. Mais do que te auxiliar com argumentos para as respostas, ela pode ajudar, também na questão de identificação com a empresa. Mesmo que aquela seja a empresa e vaga dos seus sonhos ao tomar conhecimento da história, missão, visão, valores e propósito essa identificação pode mudar.
Por exemplo, se o seu perfil se trata de uma pessoa mais comunicativa e expansiva, provavelmente uma empresa de valores formais não será interessante para você. Após ficar a par dessas informações é necessário se manter sincero na entrevista para que não haja divergências futuras.
- História da empresa: a trajetória da empresa até o momento;
- Missão: o principal propósito da empresa;
- Visão: onde a empresa deseja chegar, o que ela almeja;
- Valores: regras de convívio para os colaboradores.
Cultura Organizacional alinhada a compatibilidade para vaga
Toda empresa possui a sua cultura organizacional, que nada mais é que o conjunto de elementos relacionados a crenças, valores e normas, que influenciam o clima de uma empresa. Com isso, espera-se do colaborador algumas soft skills, como por exemplo:
- Foco em resultado: capacidade para conduzir ações visando resultados. É manter foco em seus objetivos sendo disciplinado e determinado mesmo diante dos obstáculos, revendo os métodos usados e definindo novas estratégias quando necessário.
- Dinamismo: habilidade de responder agilmente às solicitações. Ou seja, saber agir com rapidez na direção do melhor resultado. Conseguir otimizar atribuições para cumprir metas. Ter excelência na prontidão de respostas.
- Comunicação: saber escutar de forma adequada e expressar suas ideias verbalmente e por escrito por meio do uso de uma linguagem clara e objetiva e certificando-se que as mensagens transmitidas ou recebidas serão entendidas.
Autoconhecimento
Para fazer uma pesquisa efetiva acerca do alinhamento do seu perfil com o da empresa é necessário conhecer seus pontos fortes e os pontos fracos. Assim, caso ainda não tenha em mente suas principais características de comportamento, lembre-se dos principais feedbacks que foram recebidos de algum antigo ou atual gestor. Os feedbacks em que são mostrados os pontos a se desenvolver são os mais enriquecedores. Dessa forma, é possível ter uma ideia de como os outros te enxergam como profissional e, ainda verificar se as oportunidades futuras será agregadora para você e para a empresa.
Evite frustrações sabendo sua compatibilidade para a vaga
Ao fazer uma pesquisa completa do perfil da empresa, saber sua compatibilidade com a vaga de emprego e ver que talvez o seu perfil não faz tanto sentido assim como colaborador após uma devolutiva negativa do processo seletivo, você irá estar mais preparado. Como consequência, você não terá inseguranças desnecessárias. Isso porque empresas do mesmo ramo podem ter climas organizacionais diferentes e, dessa forma o leque de oportunidades irá continuar aberto. Dessa forma, o importante é entrar em um ambiente que faça sentido para você e suas aptidões.
Artigo escrito por Juliana Almeida.