Atração de talentos por meio do employer branding
Você sabe por que as pessoas trabalham na sua empresa e o que é visto como mais especial nela?
Ou como colaborador, o que te mantém na empresa em que está atualmente?
Muitos poderiam dizer que é o salário, benefícios ou flexibilidade no horário de trabalho. Porém, essas são variáveis que não retém profissionais de alta performance e que não fazem uma empresa se destacar no mercado em detrimento de suas concorrentes.
A estratégia que nos permite atingir esses resultados se chama Employer Branding. Saiba o que é e como pode ser aplicado pelo RH.
Employer Branding é um termo originado na língua inglesa que significa marca do empregador. Em tradução livre para o português, é um conjunto de técnicas cujo objetivo é reforçar a imagem da empresa como boa empregadora.
A estratégia é essencial no cenário atual de competição pelos melhores talentos entre as empresas. A boa reputação incentiva os candidatos a disputarem as vagas disponíveis pois acreditam que encontrarão ali uma oportunidade de desenvolvimento e valorização profissional.
O Employer Branding também é bastante eficiente para manter os atuais colaboradores que se empenham ao máximo para permanecerem no time e, também, diferenciar a empresa da concorrência.
Nesse contexto, o valor do Employer Branding está na capacidade da empresa atrair, engajar e reter os melhores talentos, além de conquistar e ter a maior satisfação dos clientes.
Segundo pesquisa da Career Arc, HR tech americana:
Para que essa estratégia seja bem-sucedida, a primeira coisa a ser feita é avaliar de forma realista quais valores engajam e envolvem o time. Além disso, entender quais são os benefícios que são uma vantagem competitiva no mercado.
Assim, você deve compreender os motivadores dos funcionários e alinhá-los com a missão e o propósito de sua empresa para impulsionar sua proposta. Desse modo, você pode influenciar mudanças positivas em toda a sua organização.
O objetivo da marca empregadora é atrair os talentos certos com menos esforço. É uma estratégia a longo prazo, na qual cada tijolo, por menor que pareça, ajuda a construir uma marca empregadora resistente e duradoura.
Isso pode ser feito através de:
Tendo esses dados em mãos é hora da área de recursos humanos, juntamente com a gestão da empresa, implantarem melhores práticas de gestão para aplicar as estratégias de Employer Branding por meio de:
Reunir valores, princípios e crenças para criar uma identidade única e começa-los a tratar como diferencial na sua empresa.
Um bom clima organizacional é um dos pilares para ter um nível de satisfação dos colaboradores, pois favorece a produtividade e o bem-estar.
Para isso o ambiente precisa estar organizado e limpo. Além disso, é necessário existir momentos de descontração para aliviar as tensões do dia-a-dia e contribuir para que o time esteja mais engajado e tenha bom relacionamento.
Ter uma boa definição do perfil ideal para os cargos, como conhecimentos e habilidades que os profissionais devem ter é fundamental para uma contratação assertiva e melhor desempenho dos profissionais contratados.
Uma boa comunicação traz bons resultados. Assim, fornecer informações para seus colaboradores, deixar com que saibam do que está sendo feito, faz com que eles se sintam parte do momento atual da empresa, os deixa mais engajados no projeto e as chances de atingir as metas e bons resultados são maiores.
Isso pode ser feito ao elaborar um material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional, expor as boas práticas da organização, criar um guia de integração, entre muitos outros exemplos.
Todas as pessoas gostam de ter seu trabalho reconhecido e valorizado. Por isso é muito importante reconhecer quando um colaborador fez um bom trabalho.
Esse reconhecimento pode ocorrer através de feedbacks, elogios ou premiações. O importante é que o colaborador sinta que foi visto, que está sendo apoiado e que está seguindo o caminho certo.
Para se destacar como um local atrativo para trabalhar, a sua empresa deve se concentrar em seus diferenciais, como benefícios, comunicações, reconhecimento, missão, propósito e valores.
Ao implementar benefícios envolventes que se alinham com estes elementos e destacam as conquistas individuais, você estará no caminho certo para construir um Employer Branding!
O Branding da marca reflete o que as pessoas acham do que seria trabalhar na empresa e não apenas como é a experiência de ser recrutado. É a percepção de toda a experiência. Com isso, cada parte da organização tem um papel a desempenhar no estabelecimento, comunicação e reforço da marca para o mundo.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…