Por Carlos Fleury
Muito antes da pandemia eu já trabalhava no modelo que chamamos de homeoffice. Na época, não era tão comum quanto hoje. Eu tive que aprender algumas coisas na prática. Fui testando, errando e aperfeiçoando. Por isso, hoje vou compartilhar um pouco dessa experiência e, quem sabe, ajudar alguns de vocês que também trabalham assim, seja por escolha ou necessidade.
A princípio, trabalhar em casa parece bom e fácil. Quando você começa a fazer isso, percebe que as coisas não são bem assim. Os primeiros pontos que levanto são quanto à disciplina e organização. É fácil cometer um dos seguintes erros: trabalhar menos ou mais do que deveria.
A falta da rotina normal e de alguns gatilhos como se deslocar até o local, vestir uniforme ou determinado tipo de roupa, estar junto de colegas de trabalho e de figuras de liderança, ter horários bem definidos para tudo pode fazer com que você se perca com novas distrações e acabe tendo um desempenho bem abaixo do esperado. E sejamos realistas: se quer trabalhar assim, o mínimo que deve fazer é mostrar para sua empresa que, quanto aos fatores de sua responsabilidade, a entrega será a mesma daquela conseguida presencialmente.
Aí entram as tais organização e disciplina. É preciso criar uma nova rotina de trabalho em casa, com regras que lhe permitam ter um bom rendimento sem comprometer sua qualidade de vida, pois o outro extremo é: uma vez que está em casa e produzindo, acabar se esquecendo de que seu dia também precisa ser preenchido por outras atividades diferente do trabalho.
Outro aspecto relevante a se mencionar é em relação a comunicação. Uma vez que não existe mais a presença física, a comunicação entre colegas e superiores é fundamental para manter a equipe coesa e os gestores cientes da produtividade do time. Mesmo que a empresa não tenha estabelecido regras específicas para isso, tenha uma atenção especial com e-mails, ligações e mensagens de texto. Lembre-se que não existem mais os encontros no café ou corredores da firma para pedir ou trocar informações muitas vezes simples, mas necessárias.
Nesse contexto da comunicação ainda temos as famosas reuniões remotas. Por mais que se fale a respeito, as pessoas continuam cometendo gafes que viram memes.
Se você possui animais de estimação ou outras pessoas em casa deixe-os cientes da sua nova rotina e faça-os entender que sua presença ali não significa que está disponível para eles. É preciso ter um cuidado especial quanto a distrações, nesse sentido, procure criar seu “cantinho de trabalho”. De preferência, um local onde seja possível um pouco de privacidade. Tenha atenção quanto a qualidade de internet e outros detalhes de conforto como iluminação, temperatura, cadeira e mesa, isso pode ser negociado com a empresa e fará muita diferença para seu desempenho do dia-a-dia.
Não é necessário trabalhar com uniforme ou roupa social em casa, tão pouco, se permita fazer isso de pijama. O ideal é o estilo “confortável sem desleixo”. Se música não te distrai, você tem toda a liberdade de colocar ao fundo uma trilha sonora que te agrade. Aproveite o tempo extra que você não vai perder no trânsito com algo que lhe faça bem, seja um hobby, atividade física, estar com pessoas queridas ou mesmo dormir e descansar.
O trabalho remoto (mesmo quando feito de forma escalonada e parcial) é uma tendência que foi profundamente acelerada devido à pandemia. Nos diversos casos onde ele pode ser uma opção válida, cabe aos profissionais e empresas a discussão e aprimoramento dessa forma de prestar serviços. Quando feito de maneira organizada e planejada, pode ser bom para ambos, unindo redução de custos, manutenção de produtividade e melhora na qualidade de vida.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…