Tudo começa e termina com pessoas certas no trabalho na hora certa. Uma pessoa com baixa performance pode sabotar o desempenho da equipe inteira.
Jim Collins em seu livro “Good to Great” tradução: Empresas feitas para vencer, cita uma das sete chaves para o sucesso nos negócios.
“Bote as pessoas certas no ônibus. Tire as pessoas erradas do ônibus. Coloque as pessoas certas nos acentos certos do ônibus.” Jim Collins
Profissionais bem avaliados para o cargo trazem resultados lucrativos para as organizações. Uma contratação errada pode ser um prejuízo tanto para a organização quanto para os Gestores das organizações que respondem pelo resultado de sua equipe.
“A maioria das decisões de contratações não dão certo a longo prazo”. O objetivo de uma boa a seleção é minimizar os riscos de uma escolha não assertiva.”Peter Drucker
Uma escolha não assertiva custa em média de três a seis vezes o salário anual do profissional selecionado, esses números envolvem alguns indicadores:
100% do investimento em uma contratação errada são perdidos e as vezes irrecuperável. Isso explica porque as empresas mais rentáveis apresentam o Tur Over – índice de rotatividade – baixo, empresa com tur over alto tende a ser menos rentável.
Empresas com turn over alto além de terem prejuízo financeiro o seu clima moral e organizacional também é afetado, ou seja, o nível de satisfação dos colaboradores em relação a empresa, ao trabalho e aos colegas ficam prejudicados, sua motivação e comprometimento diminuem. A empresa inteira desacelera.
Por outro lado, profissionais produtivos e com bons relacionamentos contribuem mais com a empresa em termos de valor do que custam em relação a salário e benefícios.
Invista em processos de seleção eficientes, segue uma sugestão para uma ótima contratação, siga a lei dos Três na contratação.
A primeira premissa da lei do Três diz que entreviste ao menos três candidatos por vaga, quando entrevistamos três candidatos diferentes obtemos três perspectivas diferentes sobre o perfil de profissional disponível .
A segunda premissa é entreviste três vezes o candidato pré selecionado, a cada entrevista suas dúvidas e questionamentos tendem a ficar mais claros, na ultima entrevista as discrepâncias e fraquezas do candidato podem surpreender.
A terceira premissa, faça as três entrevistas em locais diferentes com o candidato. As pessoas são sujeitas ao efeito camaleão, elas podem mudar de personalidade quando mudam de ambiente. Escritório, café e restaurantes são ótimos ambientes.
Quarta premissa é faça com que o candidato seja entrevistado por três pessoas diferentes que tenham ligação com o perfil do cargo, no final deve haver um consenso para definir a contratação.
Mais importante do que a velocidade é a qualidade dos instrumentos aplicados no processo de seleção.
Por: Thaise Helena – Coach
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…