Networking

Como o networking pode ser importante para a carreira e para os negócios

Por Sara Alves

 

 

Obter um bom relacionamento é de grande importância para qualquer profissional, para desenvolver e administrar uma rede de bons relacionamentos, é importante ouvir e focar a atenção em pessoas que apresentam um potencial de relacionamento para futuros negócios, seja como fornecedor, sócio ou mesmo funcionário.

O poder dos contatos e do networking

 

Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo. Manter-se conectado é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos para alcançar os objetivos que você tem para a sua carreira.

 

Construir uma boa rede de contatos e manter um bom relacionamento profissional contribui na qualidade e satisfação no trabalho, além de melhorar os seus resultados e ajudar a atingir os objetivos esperados para a sua carreira. Nos negócios o networking é essencial. A diferença é que nas relações comerciais, tais ideias precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, ter as pessoas certas e que buscam a mesma coisa: o resultado. Com isso, confira a importância do networking para sua carreira e para os negócios e quais as oportunidades e vantagens que podem ser obtidas com uma rede de relacionamentos.

 

A importância de fazer networking

 

O networking é uma ação estratégica para trocar experiências e conquistar oportunidades profissionais. Conhecer diferentes profissionais que compartilham suas ideias e anseios e adicioná-las em redes sociais como o Facebook, LinkedIn ou em participações em cursos, palestras, conferências e entre outros eventos. Para as redes sociais não basta obter o maior número de interações e sim focar a atenção em pessoas em que vê potencial de relacionamento futuro, ou seja, aquele que vai agregar valor nas suas ambições.

 

Um bom networking gera autoridade e faz com que você seja visto como uma referência. Isso acontece justamente porque mais pessoas conhecem seu trabalho e suas realizações.

 

Uma rede de contatos pode trazer visibilidade e ajudar você a se destacar no mercado profissional. Logo, já seja visto como uma pessoa confiável e experiente para manter uma boa reputação.

 

Como fazer um networking de forma natural?

 

Com certeza você já ouviu histórias de pessoas que conseguiram emprego porque fizeram um bom trabalho em lugares por onde passaram. Mas como fazer uma rede de contatos e estar dentro destes casos de indicações que surgem no mercado? Segue algumas dicas:

 

  • Esteja visível

A frase “só é lembrado quem é visto” é uma verdade. E uma das maneiras mais comuns de fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos.

 

  • Utilize o LinkedIn a seu favor

Se você ainda não possui uma conta no LinkedIn, crie uma o quanto antes. É preciso apenas ter cuidado para criar uma imagem mais profissional, que é o objetivo principal do LinkedIn. Outro fator importante é ter um perfil completo, com sua formação, experiências profissionais, competências e causas que apoia.

 

Não esqueça também de estabelecer conexões com outros usuários, por meio de recomendações. Elas serão as referências positivas sobre você, que ficarão visíveis para as empresas. Um dos principais benefícios de uma rede de contatos é, sem dúvidas, a possibilidade de ter seu trabalho recomendado por um profissional que conhece e admira o seu talento.

 

  • Produza conteúdos na sua área

 

Produza conteúdos gratuitos e publique em seus perfis nas mídias sociais. Essa estratégia já vem sendo utilizada por profissionais e é bem perceptível no LinkedIn.

Ao disponibilizar conteúdo, você estará ajudando as pessoas e, ao mesmo tempo, divulgará seu trabalho. Dessa forma, o público começa a ver você como uma referência em um determinado assunto.

 

  • Participe de eventos profissionais

 

Congressos, palestras e reuniões são excelentes locais para conhecer outros profissionais e os próprios líderes de empresas. Não deixe de manter contato com essas pessoas, para que elas te conheçam e lembrem de você no futuro.

 

  • Seja prestativo

 

Seja quem ajuda o outro e demonstra preocupação em ser uma prestativa. Inicialmente, você fará isso sem nenhuma segunda intenção de receber algo em troca, mas a probabilidade de que a pessoa lembre de você e o indique para oportunidades novas é imensa. Diante de todas as explicações e dicas, percebemos que o segredo do sucesso está diretamente relacionado às pessoas que convivemos, é uma visão que a princípio parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal. Assim, você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira, seus negócios e sua vida.

 

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Equipe TH

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