Fazer networking pode parecer algo impossível para as pessoas tímidas, mas existem algumas dicas que podem ajudar e facilitar esse processo. Saiba neste artigo, como fazer networking mesmo sendo uma pessoa tímida!
Todo mundo sabe que fazer networking é fundamental para a vida profissional e que traz inúmeros benefícios para a carreira. Ter um bom networking e mantê-lo sempre em expansão pode viabilizar o impulsionamento da sua carreira e te ajudar a conquistar suas metas.
O problema é que essa ferramenta de crescimento pode ser um pesadelo na vida das pessoas tímidas. Pensar em “fazer uma social” ou criar conexões pode ser bem difícil para essas pessoas, mas não é algo impossível! Driblar a ansiedade, enfrentar o nervosismo e superar a timidez são atitudes possíveis de serem colocadas em prática. A dificuldade é dar o primeiro passo, mas, com o tempo, fazer novas conexões pode se tornar mais fácil.
E é isso que você vai aprender hoje: 11 dicas de como fazer networking mesmo sendo uma pessoa tímida.
Com certeza você tem pessoas do seu convívio que poderiam fazer parte da sua rede de trabalho, mas que você não tem essa conexão. Comece por essas pessoas, exemplo: colegas de trabalho, colegas de cursos, amigos de amigos, etc. O contato com desconhecidos pode ser bem assustador, portanto, comece pelos conhecidos. Assim, fazer novos contatos pode ficar mais fácil.
Estar preparado para uma conversa pode trazer tranquilidade e tornar as coisas mais fáceis, por isso, já pense em perguntas que podem ser feitas e quais assuntos você gostaria de abordar. Prepare-se também para as perguntas que podem ser feitas para você, assim, o risco de travar durante o diálogo diminui.
Pessoas tímidas possuem dificuldade de socializar com pessoas que não conhecem, sendo que fazer novos contatos chega, até mesmo, a consumir a energia delas. Por isso, pergunte-se sempre, em uma análise de custo-benefício, o quanto aquela conexão pode te ajudar.
É melhor focar em duas ou três pessoas durante um evento do que tentar conversar com o maior número possível de pessoas e não se sentir à vontade. Isso pode acabar aumentando o nervosismo a cada novo diálogo.
O bom uso do espaço virtual pode ser uma boa maneira de fazer conexões sem, inicialmente, precisar de um contato cara a cara. Tenha um bom perfil estruturado, compartilhe posts relevantes para a sua área, faça comentários em publicações e, assim, comece novas conexões para aumentar sua rede de contatos profissionais.
Por mais que pareça uma boa ideia, adicionar muitas pessoas nas suas redes sociais pode não ser um bom caminho, pois dificulta que, posteriormente, você filtre quais conexões podem ser mais relevantes. Mantenha seu foco em pessoas que, potencialmente, podem ser positivas para futuras relações profissionais.
Quando conseguir boas conexões e julgar que elas podem acrescentar na sua vida profissional, troque cartões de visita! Fale das redes sociais, troque contatos e, a partir disso, mantenha o contato necessário.
Fazer parte de grupos on-line pode ser uma maneira de iniciar contato com outros profissionais que estão ali, também abertos para conversar e trocar conhecimentos.
Saber ouvir o que o outro diz é uma boa maneira de iniciar uma boa conexão. Já que a timidez pode te atrapalhar em um diálogo, seja, inicialmente, um bom ouvinte. Quando se sentir mais à vontade, aproveite para falar mais e aumentar as trocas. A sua escuta vai permitir que você possa fazer boas perguntas e abordar bons assuntos.
Um novo contato pode ser difícil para quem é tímido, por isso, peça a alguém já conhecido que faça a mediação em um primeiro momento, assim fica mais fácil continuar a relação depois.
A timidez é apenas mais uma característica e ela não te impede de criar uma boa rede de contatos. Ser o centro das atenções e ficar exposto não são sinônimos de fazer networking. Mantenha o foco nos seus pontos fortes e estabeleça novos contatos a partir disso.
Para muito além dos momentos de fazer networking, desenvolva suas habilidades sociais e de diálogo no dia a dia, com amigos, parentes e colegas. Assim, quanto mais praticar, mais fácil vai ficar quando você precisar participar de momentos que demandem essa sociabilidade para o networking.
Ir em grandes eventos e sair de lá sem novos contatos pode ser algo bem comum para uma pessoa tímida. A grande quantidade de pessoas e de informações pode gerar o efeito contrário à animação: paralisação.
Desse modo, saber qual tipo de evento é melhor para você pode te ajudar a iniciar bons contatos. Às vezes, eventos menores e pequenas reuniões podem ser as melhores opções.
Todas essas dicas podem ser o passo inicial para que mesmo uma pessoa tímida possa iniciar ou ampliar a sua rede de contatos. O networking é sempre um processo que acontece durante toda a carreira e que, quanto mais treinamos, mais fácil pode ficar de desenvolver!
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…