Em primeiro lugar, adoramos trazer palavras de origem inglesa ao nosso dicionário profissional e dessa vez não foi diferente. Desse modo, para entender o que é um CEO, o que faz e como ter sucesso profissional se deve aprender seu conceito. Assim, CEO é uma sigla que significa Chief Executive Officer, ou seja, Chefe Executivo de Ofício. Contudo, em português se refere ao Presidente, pessoa com maior autoridade na empresa. Ele se ocupa de atividades estratégicas de toda a organização e seu principal diferencial é o network com o mercado e relação com stakeholders.
Como diria um amigo professor, CEO é quem está no “céo” da empresa!
CFO, que significa Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro do Ofício traduzindo. É a pessoa delegada para finanças. Além disso, paras metas, objetivos e orçamentos.
COO, que significa Chief Operating Officer ou Diretor de Operações do Ofício. Ele lidera a parte de operação e a entrega de resultados dos colaboradores nas tarefas.
CMO, que significa Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing do Ofício. Ele é crucial para posicionar a empresa no mercado e fortalecer a marca.
CTO, que significa Chief Technology Officer ou Diretor de Tecnologias do Ofício. Entre suas principais funções podemos citar o seu dever no cumprimento de metas relacionadas às atividades de TI (Tecnologia da Informação). Além disso, na condução da transformação digital, preparando a organização para o futuro.
Todos os cargos citados acima estão no topo da hierarquia das instituições e são chamados de C-level. Este é um termo usado para designar em conjunto os executivos seniores mais altos de uma companhia. A letra “C” de “chief”, que, em português significa “chefe”, difere os executivos vistos como mais importantes e influentes.
Cada uma dessas carreiras tem uma capacitação técnica diferente. Isso implica em gastar e investir consideráveis tempo e dinheiro. Seja em vivências no exterior para aprender de outras línguas, pós-graduações ou MBA’s Executivos.
A TH Gestão e Pessoas tem como foco desenvolver a liderança de executivos, por meio do aumento das competências, ou seja, Soft Skills. Dessa forma, levantamos aqui os principais aspectos do comportamento que vão diferenciar esses profissionais e garantir o sucesso na função.
Para isso, adotamos a análise de cargo oferecida pela plataforma e-talent. Ela usa como avaliação o DISC. Ela é uma metodologia que observa a existência de quatro perfis de comportamentos que tem domínio entre os indivíduos. São eles a dominância, a influência, a estabilidade e conformidade.
Em primeiro lugar, desenvolver atitude de garra, certa objetividade e muita vontade em alcançar resultados. Em segundo lugar, a sua postura deve ser bastante assertiva e decidida. Ou seja, sem dificuldade em tomar decisões, mesmo difíceis ou que impactem pessoas. Já em terceiro lugar, deve ter um estilo pragmático, com soluções práticas e que vão trazer resultados a curto prazo. Também, se recomenda que seja competitivo, dentro das normas do bom senso, com muita vontade vencer e deixar claro seu talento. Além disso, a conclusão de projetos será uma demanda constante. Isso porque a iniciativa é importante, mas ainda mais essencial nesse cargo são as conquistas efetivas e acabadas.
Este tipo de cargo pede um estilo relacional. Isto é, com grande direcionamento social, apoiado por sua alta comunicação e expressividade. Assim, é importante ter uma boa capacidade de persuasão. Isso pode ser feito por meio do otimismo evidente em quaisquer circunstâncias, de modo a fazer com que as pessoas acreditem e se engajem em seus projetos. Ser frequentemente o centro das atenções não deve causar desconforto. Ao contrário, isso será motivador. Você poderá dar vazão à sua natureza carismática. Integrar pessoas com extrema facilidade, articular soluções com a participação de outras pessoas deverá fazer parte de suas habilidades mais evidentes.
Para que um CEO ter sucesso, a posição exige a capacidade de se adaptar à mudanças acima da média. Por isso, flexibilidade é um item muito valorizado. A verdade é que não se pode ter uma posição de inquietude absoluta. Então, pessoas com um alto senso de urgência e certa intensidade poderão ser bem-sucedidas em seu desempenho. Será preciso um razoável grau de energia. A busca por segurança não deve ser um ponto de preocupação muito grande. Por fim, não se deve perder oportunidades de melhorar os processos e os resultados de seu trabalho.
Um CEO de sucesso precisa ser um profissional que assuma riscos, na medida do bom senso. Ele deve se preocupar mais com a velocidade do que com a perfeição do trabalho. Ele pode conviver bem com certa imprecisão sem que isso não comprometa o resultado como um todo. Para isso, é preciso ter uma visão mais sintética do que analítica. Normas e procedimentos podem ser interpretados e flexibilizados. Isso pode ocorrer em temas e situações específicas que não vão contra as normas da ética. Também, não deve ferir as políticas essenciais da organização ou os valores da mesma. Agir com certo nível de liberdade e iniciativa também serão traços importantes. Ser firme com flexibilidade também.
Você já sabe das obrigações e imagina que o salário está à altura desse desafio. E aí? Você leva jeito para ser um CEO de sucesso?
Artigo escrito por Simone Jaime.
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