Ultimamente a diversidade nas organizações vem se tornando um assunto bastante comentado e recorrente no mercado de trabalho. As empresas têm buscado ampliar essa ideia para uma mudança no cenário e uma diferenciação nas ações individuais de cada um e, diante disto, o setor de RH procura contribuir para a integração e implantação do mesmo. Antes de começarmos a falar sobre este assunto, vale ressaltar que a diversidade engloba aspectos físicos, culturais, biológicos, sociais, econômicos, ideológicos, entre outros. Cada um deles tem sua importância e deve ser respeitado, inclusive no ramo profissional.
No mundo corporativo, essas particularidades entre as pessoas colaboram para a construção de um bom ambiente de trabalho mais criativo, interativo, engenhoso e no mais a troca de experiências na qual é um álibi generoso para os empresários que têm uma visão de futuro moderna e cheia de expectativas. As organizações que se preocupam com esta quebra de estereótipos, ajudam também na inserção de grupos que estão ainda sendo excluídos por preconceitos perante a sociedade na qual vivem, pessoas com vulnerabilidade social como: portadores de necessidades específicas, idosos, negros/pretos, mulheres, pessoas do grupo LGBTQIA+, etc. Ressaltando que para esses outros perfis, mesmo sendo um indivíduo de valor único sem analogias, não existe nenhuma lei que obrigue as organizações a realizar contratações mas, quem está disposto a se comprometer com as questões relacionadas a igualdade social deve garantir um espaço para essas pessoas no mercado de trabalho.
De modo geral, essa diversidade no ramo profissional, pode-se dizer que traz contribuições lucrativas e rendimento para a organização, além de ser um forte diferencial competitivo, relatando sobre o conhecimento amplo de cada indivíduo em sua originalidade, gerando então habilidades diferenciadas.
A TH Consult tem atuado de diversas maneiras para integrar essa diversidade. Essa cultura já começa na construção do nosso quadro funcional até o processo de recrutamento e seleção, estendendo então para trabalhos que alavanquem tanto a vida pessoal, quanto a profissional. Também é necessário promover a comunicação e o diálogo, para que hajam trocas de saberes e integração. É interessante que os gestores estejam dispostos a ouvir os colaboradores, permitindo opiniões e aceitando sugestões de melhoria. Além disso, a comunicação entre os colegas e o trabalho em equipe também devem ser estimulados.
Cumprir com o papel social sempre traz benefícios para a imagem de uma organização. Respeitar e estimular a diversidade é fazer exatamente isso: assumir uma postura responsável perante a sociedade e se dar a liberdade de conhecer outros horizontes. Quando os colaboradores convivem e aprendem sobre a multiplicidade presente no negócio, a tendência é que difundam esses conceitos no meio em que vivem, fora do ambiente de trabalho. Ao levar essa ideia para outros espaços, reproduzem comportamentos de tolerância e assumem um papel de exemplo positivo diante de outras pessoas.Integrar a diversidade nas organizações significa criar um local de trabalho que sirva para todos os colaboradores e que estimule a convivência entre diferentes perfis.
O que você acha da ideia de cumprir um papel social por sabedoria ao invés de ter a ausência de conhecimentos extraordinários que possam alavancar seus negócios? A TH Consult quer a liberdade de promover troca de saberes!
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…