“Delegar sem delargar, este é o segredo”
O significado de delegar no dicionário é: fazer uma transmissão, conceder poderes e obrigações a uma outra pessoa. Quando fazemos isto estamos informando ao outro que a responsabilidade da execução a partir daquele momento passa ser dele.
Logo, para quem delega significa ter mais tempo para executar as atividades que não podem ser feitas por outras pessoas e consequentemente, poder trabalhar de formas mais estratégica.
Para alguns líderes, delegar é uma atividade sofrida e que causa muito desconforto. O líder que não consegue delegar cria um modelo centralizador de gestão, confia só em si mesmo para realização de atividades mais importantes e não repassa informações necessárias para os membros da equipe.
Delegar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de um líder. As vezes o líder na inexperiência do uso desta habilidade acaba delargando as atividades para as pessoas que fazem parte da equipe.
A palavra delargar foi criada informalmente pelos profissionais de Recursos Humanos para definir o líder que ao delegar uma atividade não se preocupa em passar as informações claras em relação aos processos que envolvem o início, o desenvolvimento e a finalização da atividade, não acompanha o desenrolar da atividade e deixa toda a responsabilidade da execução para o liderado. Delargar é se eximir da responsabilidade de acompanhar e desenvolver sua equipe.
Segue algumas dicas poderosas para você incrementar o seu modelo de gestão, delegando mais, centralizando menos e delargando nunca mais.
- Confie na sua equipe.
- Deixe de ser egoísta acreditando que só você é capaz de realizar.
- Acompanhe e peça follow-up das atividades delegadas.
- Organize suas atividades, classifique as que somente você pode realizar e delegue as outras.
- Aprenda a realizar somente as atividades que são essenciais.
- Seja claro e defina objetivo, valor e prazo.
Ser um líder de sucesso é envolver todos da equipe no planejamento e execução das entregas.