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Jornada R&S: Como melhorar a experiência de candidatos em processos seletivos

Frio na barriga, ansiedade, expectativa, frustração… Será possível separarmos esses sentimentos da experiência de passar por um processo seletivo???

A resposta é não! Sonhar com aquela vaga que tem exatamente o seu perfil, ficar ansioso antes da entrevista ou triste diante de um feedback negativo faz parte da rotina de um candidato em busca de recolocação no mercado. Mas o que nós podemos fazer para melhorar essa experiência?!

Ficou curioso? Acompanha esse post que eu vou te dar algumas dicas!

Informação nunca é demais – O processo seletivo começa com a divulgação da oportunidade. Descreva detalhadamente as atividades e pré-requisitos necessários para participação do processo, bem como o ramo da empresa. Desta forma os possíveis candidatos já saberão o quanto estão tecnicamente alinhados com o perfil da vaga.

Confirmação de candidatura – Algumas empresas recebem mais de 800 currículos por dia e por esse motivo não conseguem dar feedbacks para todos os candidatos que não foram aprovados no processo de seleção de currículos. Um e-mail de reposta automática explicando essa condição é uma boa dica para acalmar o coração de quem não foi convocado.

Abordagem Entusiasmada – Selecionados os currículos, chegou a hora de ligar para os candidatos para um bate papo sobre a vaga e a empresa. Essa é a hora de explicar mais detalhes, como remuneração e atividades. Dê a oportunidade para que o candidato pesquise sobre a empresa. Aproveite o momento para sentir a energia do possível novo colaborador e suas intenções quanto ao processo.

Acolhimento e Transparência – Chegou a hora da entrevista! Sorriso no rosto e um bate papo descontraído é uma boa para deixar o candidato mais tranquilo antes da avalição. Seja claro sobre a cultura e expectativas da empresa, quanto mais transparente melhor. Afinal uma contratação assertiva é fruto de uma escolha mútua. O profissional escolher a empresa e a empresar escolher o profissional. Deu Match! Não esqueça de estabelecer prazos sobre as devolutivas.

Feedbacks constantes – Para os candidatos que não foram aprovados, envie mensagens ou faça uma ligação. A medida que o processo avança, maior é a expectativa do candidato e quanto mais personalizado, melhor o feedback. Para os candidatos aprovados o segredo é mantê-los interessados e informados sobre o status da oportunidade, muitas empresas perdem candidatos devido à demora ou ausência em retornos.

Contratação = Onboarding – O momento tão esperado chegou! É hora de recepcionar seu novo colaborador e fazer com ele se sinta parte da equipe desde o primeiro dia. Prepare práticas de onboarding, apresente a empresa e esteja aberto para ouvir sobre sua experiência no processo e expectativas. Encante-o e faça-o sentir que é importante para o time e que seu trabalho somará força com a equipe.

Mãos à obra!

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