Clima Organizacional

6 dicas para manter a organização no trabalho

Primeiramente, este artigo irá te dar 6 dicas para manter a organização no trabalho. Não há dúvidas de que este é um dos bons hábitos que todo profissional deve ter. Ele aumenta sua qualidade de trabalho, gera melhores condições de vida e traz conforto. Assim, ter disciplina no trabalho permite que você resolva prioridades, tenha um melhor desempenho e consiga realizar suas entregas em dia.

Se você quer descobrir como manter a organização no trabalho, siga as 6 dicas abaixo:

 

1- Priorize suas atividades e limite o tempo de cada uma

A priorização do tempo ajuda a manter a organização no trabalho

Antes de tudo, eleja as tarefas e limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades irão exigir mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma montado.

2- Faça intervalos

Pausas curtas e regulares são essenciais para que o seu rendimento e desempenho não caiam. Assim, você consegue manter o foco para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível.

3- Defina a hora de sair

Não estenda sua jornada de trabalho. Defina uma hora para terminar todas as suas tarefas do dia e tente cumprir. Visto que trabalhar cansado e com pouca energia gera um ambiente de pouca organização e concentração e traz stress aos dias sequentes.

4- Tenha um propósito para suas tarefas

Quando se busca um sentido para aquilo que está fazendo, sua atenção no trabalho melhora de forma clara. Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. 

Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior.

5- Corra da procrastinação

Temos uma mania comum de “deixar para fazer depois” a tarefa que parece chata ou repetitiva de se fazer. As vezes, só estamos com preguiça de começar. E daí vem o adiamento. Uma dica é pensar na tarefa já feita e quantos ganhos ela trará. Assim, comece devagar, com passos menores. Quando menos notar, ela já estará pronta.

6- Elabore listas para manter organização no trabalho

O uso de listas ajuda a manter a organização no trabalho

Listas são muito úteis para que o colaborador veja suas tarefas durante o dia de trabalho e fique organizado. Nesse sentido, procure se planejar no dia-a-dia, seja em uma tabela no papel ou um rascunho. Além disso, há os caminhos mais modernos, como aplicativos de celular ou site que faça essa organização para você.

Benefícios de manter uma boa organização no trabalho

  • Aumenta a ação do trabalhador;
  • Diminui o estresse;
  • Melhora a execução das atividades;
  • Aumenta a motivação;
  • Diminui os problemas de saúde e emocionais;
  • Melhora o relacionamento interpessoal;
  • Contribui na gestão do tempo;
  • Previne imprevistos e a perda de documentos importantes;
  • Aumenta a criatividade.

Desse modo, a desordem é de fato o principal fator que mina e atrapalha a produção. Então, para não ser tomado pela rotina, o profissional deve começar o processo de organização para reger o seu dia.

Além disso, as crescentes demandas e a rapidez com que se busca o término das tarefas no mercado são inviáveis de se alcançar sem a organização no trabalho. Portanto, quanto mais desordenado for a pessoa, menos chances ela tem de concluir seu trabalho da forma certa.

Artigo escrito por Sarah Alves.

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Equipe TH

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