Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades comportamentais mais valorizadas e exigidas de seus colaboradores fundamentadas em sua missão, visão e valores.
A partir do cenário pandêmico, essas habilidades tomaram grande notoriedade nas organizações. Assim, saiba quais são as 5 habilidades comportamentais mais valorizadas no pós-pandemia.
A pandemia gerou intensas mudanças em todos os âmbitos e não seria diferente com o mercado de trabalho. As revoluções ocasionaram a ascensão da tecnologia e a necessidade de rápida adaptação a novos processos dos quais nem as empresas e colaboradores estavam preparados.
O relacionamento interpessoal entre os colaboradores, por exemplo, acabou sendo um dos mais afetados. Tendo em vista que um funcionário que trabalha satisfeito e com a saúde mental em ordem pode contribuir muito mais para a organização, aumentou-se o foco e a preocupação com a saúde mental dos colaboradores.
O impacto desse novo cenário traz consigo a necessidade de habilidades comportamentais antes não muito exploradas. Agora, se prioriza mais o comportamento diante de adversidades do que competências técnicas em si.
A necessidade de adaptação ao novo cenário irá depender das competências comportamentais que se trata de aptidões mentais e emocionais. Aptidões essas que irão depender do amadurecimento profissional e pessoal do profissional.do colaborador.
A boa administração do tempo nos dias atuais é uma das habilidades mais importantes no cenário pós pandêmico, tendo em vista a atual perspectiva mais acelerada no mercado de trabalho.
Para administrar de maneira efetiva o tempo e conciliar com as demandas, é necessário estabelecer e cumprir prazos para projetos profissionais e pessoais.
Com isso, uma das formas de manter a autodisciplina é delegar responsabilidades. Isso porque é fundamental não perder tempo com atividades que não fazem parte de suas reais competências.
Além disso, é válido relembrar a importância do autoconhecimento neste processo, pois conhecendo seus pontos fortes e pontos a desenvolver, você reforçará o que sabe fazer bem e buscará melhoria no que ainda é fraco.
Para que aconteça um assertivo desenvolvimento de seu pensamento crítico, é necessário estudar sobre diversos assuntos que podem estar ou não relacionados com o seu ambiente de trabalho.
Dessa forma, é desenvolvida a capacidade de questionar métodos, identificar problemas e, consequentemente, buscar soluções com mais sabedoria.
A saúde mental dos trabalhadores está cada vez mais sendo priorizada e discutida nas organizações, devido a sua importância no clima organizacional e, posteriormente, no desenvolvimento da empresa.
Um dos principais fatores que auxiliam na melhoria da saúde mental é a capacidade de ter inteligência emocional. Trata-se de saber lidar com questões pessoais e profissionais, tendo a capacidade de equilibrar os dois âmbitos de maneira correta, em que um não afeta o outro.
Saber se comunicar de maneira assertiva pode parecer uma necessidade óbvia, mas que muitas vezes não é praticada.
Essa habilidade nada mais é do que saber dialogar com os colegas de trabalho, de forma a evitar conflitos, resolvendo divergências e eliminando ruídos que acabam prejudicando a realização de tarefas.
A necessidade da comunicação assertiva se evidenciou após a pandemia, em que ocorreu a falta do contato físico motivado pelo isolamento social e o contato on-line se tornou um dos únicos meios de comunicação.
Se colocar no lugar do outro é de extrema importância no atual ambiente de muitas mudanças.
Essa habilidade faz com que o indivíduo se conecte com pessoas de diferentes níveis hierárquicos e entende a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.
As habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas.
Para isso é importante estar alinhado com dois pontos primordiais para o crescimento delas, são estes: o autoconhecimento, e o estudo.
A partir desses pontos será possível se aprofundar em muitas questões antes não exploradas, gerando a renovação pessoal e aprimoramento profissional.
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