Por Juliana Almeida Silva
Com o início da pandemia, as organizações tiveram que se reinventar em inúmeros quesitos, e um deles foi a temida entrevista de emprego, que obteve um aumento significativo na migração para a forma remota. Essa mudança fez com que as empresas notassem a otimização que a entrevista on-line traz para o processo de recrutamento e seleção, e em pesquisas recentes há a constatação que grande maioria das organizações manterão esse formato mesmo pós-pandemia. Com isso é necessário se manter atento e atualizado nas novas formas de reuniões realizadas por videoconferência, para que não seja surpreendido de última hora por falta de conhecimento.
Aqui serão apresentadas cinco dicas primordiais que te darão confiança e tranquilidade no momento da entrevista, são estas :
Então vamos analisar uma a uma pra você não deixar a desejar na sua entrevista.
Imprevistos acontecem, é claro, mas é muito importante estar preparado para a grande maioria deles. Isso te dará segurança e calma na hora de resolvê-los. Os principais pontos a se atentar são:
Nem sempre é possível estar em um ambiente tranquilo no momento da entrevista, por isso priorize por lugares no qual haverá a estabilidade na imagem, para que consiga ficar sentado em frente a câmera. É necessário também não haver a interferência de ruídos, por isso avise quem estiver ao seu redor sobre a entrevista, e preze por locais fechados para que não aconteça situações embaraçosas. Outro ponto é o fundo, aquilo que está atrás de você, opte por um fundo neutro e sem muitas informações.
Apesar de se tratar de uma entrevista remota na qual fica a mostra somente a parte superior do corpo, a vestimenta é de extrema importância no transparecer da sua imagem profissional. Por isso prefira roupas confortáveis e que se encaixem a esse momento de forma social e neutra, por exemplo a presença de decotes extravagantes ou estampas chamativas não se adequam a esse momento da entrevista, então evite. Um mito na escolha da roupa para a entrevista e de que existe a cor correta a se vestir, mas na verdade pode se escolher a cor que desejar, se atentando aos pontos ditos acima.
Essa dica na verdade se adequa às duas formas de entrevista, tanto presencial quanto remota. Mas não é porque o processo será on-line que é possível ou ético pesquisar no momento que está acontecendo a entrevista, acerca das perguntas feitas pelo entrevistador. Por isso se prepare, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito da empresa são primordiais. Reflita sobre você mesmo, como pontos fortes e pontos de melhoria, bem como situações que aplicou os mesmos. Pesquise sobre a cultura da empresa assim como sua missão, visão e valores. Com certeza será um diferencial e demonstrará para o entrevistador interesse da sua parte.
Por muitas vezes estamos acostumados a utilizar vícios de linguagem e gírias que se falados no momento da entrevista, podem transparecer uma conversa informal. Descredibilizando o que foi dito e podendo até mesmo gerar a desclassificação no processo. Por isso, uma forma de melhorar a fala é treinar por meio de conversas ou até mesmo em frente ao espelho consigo mesmo. É importante lembrar que desempenhar um diálogo ético com o entrevistador abrange tanto uma linguagem formal e sem brincadeiras inapropriadas quanto a fala a respeito da antiga empresa que trabalhou. Ao se referir ao seu antigo emprego opte por uma fala transparente e ética.
É com você. Tendo conhecimento dessas cinco dicas, o momento da entrevista on-line será mais tranquilo. Para finalizar fique calmo e seja verdadeiro com o entrevistador.
O cenário de pandemia provocou mudanças na vida de jovens que estão em busca de…
O ritmo acelerado do mundo corporativo é algo que já se tornou corriqueiro no dia…
Muito se fala em hard skills e soft skills. Mas você realmente sabe como avaliar…
Você já se perguntou qual é o seu estilo de liderança? Nos dias de hoje…
Não é de hoje que as empresas adotaram a padronização de um conjunto de habilidades…
A rotina de trabalho e os desafios enfrentados na vida profissional afetam, sem dúvidas, a…